Brasil

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

PATRIOTISMO CULTURAL BRASILEIRO por Ricardo V. Barradas.

(Parte de um dos textos do Livro Conceito – Patriotismo Cultural – que o advogado,pesquisador de arte e escritor Dr.Ricardo V.Barradas, desenvolve desde 2009,quando foi convidado para fazer parte da LIGA DA DEFESA NACIONAL,no RJ).

Patriotismo Cultural Brasileiro.


Patriotismo é o sentimento de amor à pátria, aos seus símbolos nacionais,(bandeira,hino,brasão,vultos históricos,riquezas naturais e patrimônio material e imaterial) .Por mais que sempre,em um passado próximo estivesse ligado a idéia de soberania territorial,hoje em dia é redefinido por uma visão muito mais abrangente.

Por meio de um conjunto de atitudes de devoção para com a sua pátria, e pela participação socio-educacional cultural pode-se identificar um verdadeiro cidadão patriota.

Muitas vêzes, o termo nacionalismo é utilizado como sinônimo erroneamente. Porém, podemos dizer que nacionalismo é considerado uma ideologia, que leva às pessoas a serem patriotas.

Ser um nacionalista não implica algum ponto de vista político particular, à exceção de uma opinião da nação como um princípio organizado fundamentalmente na política. Agora, ser um patriota implica fazer algo de bom pelo seu país,sua cultura ou nação.

Há diferentes tipos de patriotismo, e diferentes pessoas que são patriotas,e diferentes maneiras de mostrar como são devotos ao seu lugar de origem.

O Conceito e caminho proposto sobre o Patriotismo Cultural ,é desenvolvido a alguns anos por mim,como advogado,pensador,militante social e cultural, marchand ,que busco renovar este sentimento e com isto fortalecer o amor pela pátria e pelo meu tempo,por meio de plataformas artísticas e culturais em direção à sociedade.E um pouco mais além,busco também o fortalecimento da identidade nacional da nação brasileira por sua cultura,por seus valores humanístas,tão exigido no exercício do contra movimento da falsa unidade universal,e pseudo internacionalização incentivada e propagada pela falsa idéia de globalização.

De forma absurda,alguns grupos econômicos poderosos internacionais passaram sorrateiramente a ter interesse,em diminuir os valores identificadores peculiares das chamadas culturas populares,"identitários" e nacionais,para que assim tornassem,tudo,participantes de um único lugar comum,e tornando a todos muito mais frágeis e assim manipuláveis.A exemplo disto,existe de forma abrangente,principalmente pelas tecnologias de massa das grandes mídias,correntes,programas,ideologias e pensamentos,que se opõem aos conceitos originais,constitucionais de identidade e particularidade.Sendo assim,promovem o enfraquecimento de conceitos tradicionais como família,sociedade,religião,propriedade,opinião,pátria,região,arte,cultura,e país, de forma obliqua,e exaltam e pregam por uma perversa dinâmica de atitudes contrárias exaltando a disseminação dos valores nacionais,constitucionais determinantes da soberania cultural de cada região e da ampla liberdade das escolhas .

Sendo assim,o Patriotismo Cultural,é o movimento na unidade da Nação Cultural Brasileira,contra a pilhagem indevida de nossos históricos valores,de nossa arte e de nossa cultura,por parte de qualquer movimento multicultural,alienígena e internacional,que nos enfraqueça.

"Por este caminho,seremos sempre um dentro de nossa imensa diversidade,tão cobiçada e invejada pelo mundo inteiro."


                                                                                  Dr. Ricardo v.Barradas.

Todos os Direitos Reservados.2009 - 2011.
 Rio de Janeiro - Brasil.