Brasil

quarta-feira, 14 de julho de 2010

LIGA DA DEFESA NACIONAL - LDN DERJ

A Liga da Defesa Nacional - LDN é uma sociedade civil cívico-cultural, fundada em 7 de setembro de 1916, por uma grupo de ilustres patriotas brasileiros, liderados pelo poeta brasileiro Olavo Bilac.

A Liga tem personalidade jurídica própria, autonomia administrativa, duração indeterminada e jurisdição em todo o Território Nacional, exercendo as suas atividades através de uma Diretoria Nacional, em Brasília e Diretorias e/ou Representações instaladas em alguns Estados e Municípios.

O Texto de fundação, foi escrita de próprio punho por OLAVO BILAC, e contém a relação histórica dos seus fundadores, entre os quais cidadãos da estirpe do Dr. Pedro Lessa, Dr. Miguel Calmon, Dr. Wenceslau Braz (à época, Presidente da República do Brasil), Almirante Alexandrino de Alencar (à época, Ministro da Marinha), General Caetano de Farias ( à época, Ministro da Guerra), Conselheiro Dr.Ruy Barbosa, Dr. Francisco de Paula Rodrigues Alves, Dr. João Pandiá Calógeras (à época, Ministro da Fazenda), Monsenhor Vicente Lustosa, Dr. Miguel Couto e o famoso poeta Coelho Neto.

A finalidade principal desta sociedade,dita no seu estatuto inicial,

datado de 23 de setembro de 1916

é:

"robustecer na opinião pública nacional um elevado sentimento de patriotismo",

e

continua assim nos dias atuais.

Também é importante falar que esta sociedade é independente de qualquer crença, ideologia política, religiosa ou filosófica, A Liga da Defesa Nacional tem por proposta o norteamento e a exaltação da educação e da cultura civica e patriotica na vida da Sociedade Brasileira.

Sejam nas escolas e universidades públicas e privadas,nas comunidades urbanas e rurais,nos centros de tecnologia e de cidadania, com ênfase para o canto do Hino Nacional,o respeito e o amor à nossa Bandeira e o conhecimento,e o estudo da história da nossa pátria brasileira.

Texto derivado,do texto original encontrado no link abaixo:

http://www.ligadadefesanacional.org.br/principal.htm

"Se liga,na Liga.Venha fazer parte desta Idéia."

Liga da Defesa Nacional Diretoria do Estado do Rio de Janeiro.

AVENIDA AUGUSTO SEVERO Nº 8 – SALA 304 LAPA
20021 - 040 – RIO DE JANEIRO - RJ.

ou se preferir envie-nos um correio eletrônico.