Patriotismo Cultural Brasileiro: Sentimento de amor à Pátria Brasil e por Ela o bem fazer. Diversidade e Identidade Cultural Brasileira. Dr.Ricardo V. Barradas. LIGA da DEFESA NACIONAL do Estado do Rio de Janeiro, LDNrj Brasil. "Tudo pelo Brasil" Olavo Bilac.
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Arte e Cultura
sábado, 18 de dezembro de 2010
LIGA DA DEFESA NACIONAL - LDN
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
LIGA DA DEFESA NACIONAL - Mérito Cívico
domingo, 12 de dezembro de 2010
Liga da Defesa Nacional e os Escoteiros do Brasil 2010
José Brandão.
Ricardo Barradas.
sábado, 11 de dezembro de 2010
Medalha Comemorativa Marechal Deodoro da Fonseca
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Ricardo Barradas é agraciado com a Medalha Marechal Deodoro da Fonseca.
Proclamação da República Brasileira,
Marechal Deodoro da Fonseca.
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
LIGA DA DEFESA NACIONAL
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
LIGA DA DEFESA NACIONAL
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Instituto Histórico e Geográfico de Niterói e a AFBA - 2010
O Instituto Histórico e Geográfico de Niterói e a Associação Fluminense de Belas Artes,agracia a pessoa do Dr.Ricardo V. Barradas,com a Grande Medalha Joaquim Nabuco no ano centenário de falecimento 1910-2010,pelos relevantes trabalhos e colaborações realizadas em prol da Arte,da Cultura,e das inúmeras participações eméritas do renovado conceito da Econômia Criativa,Indústrias Culturais, Patriotismo Cultural brasileiro e da Identidade Nacional no Mercado de Arte e da Cultura como também frente a sua participação na Direoria Cultural colegiada na Direoria do Estado do Rio de Janeiro da LIGA DA DEFESA NACIONAL e na Diretoria Cultural colegiada à Presidência da Federação das OSCIPs do Estado do Rio de Janeiro - OSCIPERJ,e por diversas ações,participações em políticas culturas que elevam a promoção da igualdade racial.
A entrega da importante Medalha Joaquim Nabuco,foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Niterói,Avenida Amaral Peixoto,625,Centro,Niterói,Rio de Janeiro, Brasil , sexta-feira dia 12 de Novembro de 2010.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
SEGUNDO TURNO - É a Festa da Democrácia e da Liberdade Brasileira.
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Olavo Bilac - Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac
sábado, 9 de outubro de 2010
A "República Brasileira" de Carlo De Servi
Bandeira do Brasil
sábado, 2 de outubro de 2010
LIGA DA DEFESA NACIONAL - BRASIL
Hino da Bandeira - Composição: Olavo Bilac / Francisco Braga
domingo, 26 de setembro de 2010
Antigo Documento - Liga da Defesa Nacional - Homenagem A Tiradentes
" Homenagem à Tiradentes."
Rio de Janeiro - RJ - Brasil.
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Olavo Bilac
Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac,
Foi jornalista,poeta,escritor,crítico,orador, inspetor de ensino, e ativista cívico,político e cultural,nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 16 de dezembro de 1865, e faleceu, na mesma cidade, em 28 de dezembro de 1918. Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, criou a Cadeira nº. 15, que tem como patrono o grande poeta Gonçalves Dias.
Nasceu da união de Dr. Braz Martins dos Guimarães Bilac e a Sra.Delfina Belmira dos Guimarães Bilac. Após os estudos primários e secundários,fez o Curso de Humanidades no Colégio do Padre Belmonte e logo após matriculou-se na Faculdade de Medicina no Rio de Janeiro, mas desistiu no 4º. ano.
Posteriormente tentou, a seguir, o Curso de Bacharel em Direito em São Paulo, mas não passou do primeiro ano. Dedicou-se desde cedo ao jornalismo e à literatura. Teve intensa participação na política e em campanhas cívicas, das quais a mais famosa foi em favor do serviço militar obrigatório. Fundou vários jornais, de vida mais ou menos efêmera, como A Cigarra, O Meio, A Rua. Na seção “Semana” da Gazeta de Notícias, substituiu Machado de Assis, trabalhando ali durante anos. É o autor da letra do Hino à Bandeira.
Fazendo jornalismo político nos começos da República, foi um dos perseguidos por Floriano Peixoto. Teve que se esconder em Minas Gerais, quando freqüentou a casa de Afonso Arinos em Ouro Preto. No regresso ao Rio, foi preso. Em 1891, foi nomeado oficial da Secretaria do Interior do Estado do Rio. Em 1898, inspetor escolar do Distrito Federal, cargo em que se aposentou, pouco antes de falecer. Foi também delegado em conferências diplomáticas,ocupando ainda o honroso cargo de secretário do Congresso Pan-Americano, em Buenos Aires.Em 1907, secretário do prefeito do Distrito Federal. Em 1916, fundou a Liga de Defesa Nacional.
Sua obra poética enquadra-se no estilo Parnasiano, que teve na década de 1880 a fase mais fecunda. Embora não tenha sido o primeiro a caracterizar o movimento parnasiano, pois só em 1888 publicou Poesias, Olavo Bilac tornou-se o mais típico dos parnasianos brasileiros, ao lado de Alberto de Oliveira e Raimundo Correia.
Realizando a fusão do Parnasianismo francês e a tradição lusitana, Olavo Bilac deu preferência às formas fixas do lirismo, especialmente ao soneto. Nas duas primeiras décadas do século XX, seus sonetos de chave de ouro eram decorados e declamados em toda parte, nos saraus populares e salões literários de prosa e poesia comuns a época.
Entre suas Poesias encontram-se os famosos sonetos de “Via-Láctea” e a “Profissão de Fé”, na qual codificou o seu credo estético, que se distingue pelo culto do estilo, pela pureza da forma e da linguagem e pela simplicidade como resultado do lavor.
Em combinação da obra do poeta lírico, há nela a produção poética de tonalidade épica, de que é expressão o famoso poema “O caçador de esmeraldas”, celebrando os feitos, a desilusão e morte do bandeirante Fernão Dias Pais.
Olavo Bilac foi, emvida e em seu tempo, um dos poetas brasileiros mais populares e mais lidos do país, tendo sido eleito carinhosamente como o “Príncipe dos Poetas Brasileiros”, no Concurso da Revista Fon-fon,de 1º. de março de 1913. Alguns anos mais tarde, os poetas parnasianos seriam o principal alvo do Modernismo. Apesar da reação modernista contra a sua poesia, Olavo Bilac tem lugar de destaque na literatura brasileira, como dos mais típicos e perfeitos dentro do Parnasianismo brasileiro. Foi notável conferencista, numa época de moda das conferências no Rio de Janeiro, e produziu também contos e crônicas.
Além de poesias, escreveu um grande numero de cantos, crônicas e críticas para revistas e jornais. Foi, ainda, professor, tendo lecionado por algum tempo no Pedagogium, do Distrito Federal. Consagrou os últimos anos da vida à propaganda do serviço militar obrigatório,e a exaltação do amor incondicional à Pátria, realizando uma série de conferências em várias capitais do país,por conta desta trajetória,é considerado o Grande Poeta Patrono do Patriotismo Brasileiro.
Segundo alguns biografos,comentam que quando a morte se aproximava,o grande poeta Olavo Bilac,exclamou agonizante em seu leito :
" Enfim amanhece... Vou escrever ! "
Algumas de suas Obras:
Poesias (1888)
Crônicas e novelas (1894)
Crítica e fantasia (1904)
Conferências literárias (1906)
Dicionário de rimas (1913)
Tratado de versificação (1910)
Ironia e piedade, crônicas (1916)
Tarde (1918)
Contos Pátrios (infantil)
Livro de Leitura, (pedagógico)
Livro de Composição, (pedagógico)
Através do Brasil (pedagógico)
Teatro Infantil
Terra Fluminense
Pátria Brasileira
A Defesa Nacional (coleção de discursos)
Últimas Conferências e Discursos
Dicionário Analógico
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Desfile Cívico Militar de 7 de Setembro de 2010 - RJ - Brasil.
domingo, 5 de setembro de 2010
Artes Plásticas - Cultura Brasileira - LDN
AEROSPACEBRASIL: SEMANA DA PÁTRIA: Exposição comemora centenário de nascimento de Nero Moura, Patrono da Aviação de Caça
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
domingo, 29 de agosto de 2010
Abertura da Semana da Pátria - 2010 - Liga da Defesa Nacional DERJ.
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Semana da Pátria - LIGA DA DEFESA NACIONAL DERJ
73º Corrida do Fogo Simbólico da Pátria no Rio de Janeiro,2010.
Monumento Nacional aos Mortos da 2ª Guerra Mundial
(Monumento aos Pracinhas)
Av. Infante Dom Henrique, 75 Glória
Aterro do Flamengo
Data : 29 de agosto de 2010
Horas 08:30 hs.
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
1º SALÃO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS DA LIGA DA DEFESA NACIONAL/DF e 3º SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DA LIGA DA DEFESA NACIONAL/RJ
1º SALÃO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS
DA
LIGA DA DEFESA NACIONAL/DF
e
3º SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS
DA
LIGA DA DEFESA NACIONAL/RJ
1º SALÃO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS DA LIGA DA DEFESA NACIONAL/DF e o 3º SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DA LIGA DA DEFESA NACIONAL/RJ, que acontecerão entre os dias 13 e 28 de setembro, no Espaço Cultural do Tribunal Regional do Trabalho ( Av. Pres. Antônio Carlos, nº 251 - Centro – Rio de Janeiro),
com artistas de todo o Brasil.
A exposição ficará aberta ao público de 2ª a 6 ª feira , de 10h às 16 h e terá tema livre e um tema especial em homenagem aos 50 anos de Brasília. Os artistas poderão participar nas modalidades: pintura acadêmica; contemporânea, naif, decorativa, aquarela, nanquim, xilogravura, arte no papel, arte digital, desenho, escultura e outros.
Regulamento no link abaixo :
http://verafigueredo.files.wordpress.com/2010/08/regulamento-liga-da-defesa-nacional.pdf
" Tudo pelo Brasil"
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Grupo de Voluntários em prol do Patriotismo Brasileiro.
quarta-feira, 14 de julho de 2010
LIGA DA DEFESA NACIONAL - LDN DERJ
A Liga da Defesa Nacional - LDN é uma sociedade civil cívico-cultural, fundada em 7 de setembro de 1916, por uma grupo de ilustres patriotas brasileiros, liderados pelo poeta brasileiro Olavo Bilac.
A Liga tem personalidade jurídica própria, autonomia administrativa, duração indeterminada e jurisdição em todo o Território Nacional, exercendo as suas atividades através de uma Diretoria Nacional, em Brasília e Diretorias e/ou Representações instaladas em alguns Estados e Municípios.
O Texto de fundação, foi escrita de próprio punho por OLAVO BILAC, e contém a relação histórica dos seus fundadores, entre os quais cidadãos da estirpe do Dr. Pedro Lessa, Dr. Miguel Calmon, Dr. Wenceslau Braz (à época, Presidente da República do Brasil), Almirante Alexandrino de Alencar (à época, Ministro da Marinha), General Caetano de Farias ( à época, Ministro da Guerra), Conselheiro Dr.Ruy Barbosa, Dr. Francisco de Paula Rodrigues Alves, Dr. João Pandiá Calógeras (à época, Ministro da Fazenda), Monsenhor Vicente Lustosa, Dr. Miguel Couto e o famoso poeta Coelho Neto.
A finalidade principal desta sociedade,dita no seu estatuto inicial,
datado de 23 de setembro de 1916
é:
"robustecer na opinião pública nacional um elevado sentimento de patriotismo",
e
continua assim nos dias atuais.
Também é importante falar que esta sociedade é independente de qualquer crença, ideologia política, religiosa ou filosófica, A Liga da Defesa Nacional tem por proposta o norteamento e a exaltação da educação e da cultura civica e patriotica na vida da Sociedade Brasileira.
Sejam nas escolas e universidades públicas e privadas,nas comunidades urbanas e rurais,nos centros de tecnologia e de cidadania, com ênfase para o canto do Hino Nacional,o respeito e o amor à nossa Bandeira e o conhecimento,e o estudo da história da nossa pátria brasileira.
Texto derivado,do texto original encontrado no link abaixo:
http://www.ligadadefesanacional.org.br/principal.htm
"Se liga,na Liga.Venha fazer parte desta Idéia."
Liga da Defesa Nacional Diretoria do Estado do Rio de Janeiro.
AVENIDA AUGUSTO SEVERO Nº 8 – SALA 304 LAPA
20021 - 040 – RIO DE JANEIRO - RJ.
ou se preferir envie-nos um correio eletrônico.